domingo, 27 de maio de 2012

Saúde - Corrida de Rua: como se aventurar nessa nova paixão nacional?

Além de ser um excelente exercício para o emagrecimento e melhora do condicionamento físico, a corrida proporciona sensação de prazer a seus praticantes devido a liberação de endorfina – hormônio produzido durante a corrida que também melhora a qualidade do sono.
Adrenalina (combate o estresse), cortisol (atua como anti-inflamat
ório), glucagon (aumenta glicose no fígado) e GH (hormônio do crescimento que transmite bem-estar) também são liberados durante a corrida.
Outro fator fundamental para o crescimento dessa modalidade é o baixo custo para tal prática. Um par de tênis apropriado e uma roupa confortável já são itens suficientes para dar início a essa atividade, além da corrida poder ser praticada a qualquer hora e lugar, sem a necessidade de estar matriculado em academia ou clube.
Para quem sempre teve vontade de correr, mas nunca teve coragem de dar o primeiro passo, vou dar algumas dicas para se iniciar nessa prática que tem revolucionado a vida de muita gente.
1. Procure um médico para saber se é possível iniciar a prática da corrida e conheça seus limites através do teste ergométrico, principalmente aqueles que estão acima do seu peso e não praticam atividade física há algum tempo.
2. Utilize um par de tênis adequado. Atualmente as lojas de artigos esportivos podem auxiliar facilmente nessa busca. Existe tênis pra todos os gostos e bolsos.
3. Antes de começar a correr, faça os alongamentos e aquecimentos.
4. Procure correr em terreno plano e não acidentado, para diminuir o risco de torcer o pé ou cair – não pense que é raro de acontecer esse tipo de acidente.
5. Comece devagar, respeite seus limites. Se seu condicionamento físico não está bom, comece com 10 minutos de caminhada. Então passe para um trote (corridinha bem leve) durante 1 minuto, e se recupere. Quando perceber que sua respiração voltou ao normal, repita o trote. Aumente o tempo e a velocidade do trote ou da corrida aos poucos. Não tenha pressa para evoluir.
6. Quando for possível, adquira um frequencímetro (monitor de frequência cardíaca). Esse aparelho é muito importante no controle dos batimentos do coração e também um preditor da intensidade da corrida.
7. Use sempre roupas leves e que facilitem a transpiração.
8. Ao final do treino de corrida, diminua a velocidade gradativamente para que o corpo se resfrie aos poucos.
9. Repita os alongamentos para ajudar na recuperação e relaxar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário