domingo, 27 de maio de 2012

Fedora: cinco dicas para ficar estiloso de chapéu

Vestir-se bem é uma arte ainda não completamente dominada pela maioria de nós, homens. No caminho desse aprendizado, nos espelhamos em ícones de estilo à nossa escolha.
Apesar de ter sido criado como acessório feminino e popularizado ao ser usado por uma personagem mulher em uma peça de teatro russa, o fedora aos poucos foi se estabelecendo como ac
essório masculino.
Um fedora clássico é feito de feltro (se for de palha, convencionou-se chamar de Panamá). A dobra em estilo "beliscão" no topo não o define, mas também é uma constante – assim como a queda/subida na parte da frente/trás da aba. O auge da popularidade do fedora foi nas décadas de 40 e 50, mas agora ele está com popularidade renovada.
Como usar?
1. Compre um chapéu de respeito
Preferencialmente, você deveria estar usando um exemplar feito 100% de feltro de boa qualidade, mas pode durar o suficiente para você repassá-lo para o seu filho.
Borsalino, Stetson, e Lagomarsino são boas marcas.
2. Compre o chapéu que fica bem em você, não no manequim
Assim como caras baixinhos não devem usar paletós longos, o seu chapéu precisa ser escolhido levando em consideração o formato da sua cabeça. Se ela for longa e magra, comprar um chapéu de coroa alta vai te fazer parecer um alienígena. Da mesma forma, se você tem uma cabeça mais larga e arredondada, comprar um com a aba larga não vai ser legal.
Em termos de tamanho, o fedora certo vai abraçar a sua cabeça sem cobrir nada da sua orelha e sem deixar uma marca vermelha na sua testa quando você tirá-lo.
3. Cores: sim ou não?
Se o seu objetivo for um visual mais clássico, prefira cores sóbrias: cinza, oliva, marrom, azul-marinho ou bege-escuro ou preto. Mesmo assim, vale a regra de ouro de 90% das situações da vida: tenha bom senso.
4. Use com confiança
Pare de se preocupar com o seu chapéu e simplesmente use o negócio.
Coloque-o na cabeça e encontre um ângulo que fique bom. A menos que ele esteja completamente reto e simétrico, você está indo bem.
5. Seja um cavalheiro
Quando estiver na casa de alguém, em um restaurante, tire o chapéu. Quando o hino nacional de qualquer país estiver sendo tocado, tire o chapéu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário